Medicina Dentária

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária encarregue da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afectam o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar.

Os principais sintomas deste tipo de doenças são o inchaço, sangramento e por vezes a dor nas gengivas. Existem alguns factores que podem provocar estas situações, como é o caso da gravidez, da puberdade, dentes mal posicionados ou uso de próteses difíceis de higienizar.

As consultas de Periodontologia têm portanto o objetivo de travar a progressão da doença, eliminar a infeção e de proporcionar uma correta anatomia dos tecidos para que em caso o paciente possa ter uma correta higiene oral.

A Cirurgia Oral é uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária e tem como objetivos prevenir, diagnosticar e tratar alterações, lesões e patologias orais.

Nesta área são realizados atos cirúrgicos relacionados com extrações de dentes que se apresentem impossíveis de manter na cavidade oral, como dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, extrações de dentes do siso, entre outros.

Nesta especialidade as extrações dentárias podem revelar-se muito complexas e por isso pode existir a necessidade de algumas intervenções serem realizadas sob sedação, com total conforto e segurança do paciente.

A Dentisteria é a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, seja por cárie, traumatismo ou outro motivo, utilizando materiais para substituir a estrutura previamente perdida.

Existem vários sintomas que nos devem fazer marcar uma consulta de dentisteria, entre eles:

– Dor de dentes
– Sensibilidade dentária
– Dor ligeira ou aguda quando come ou bebe alguma coisa doce, quente ou fria
– Cavidades visíveis nos seus dentes
– Dor quando mastiga

Nas consultas de dentisteria, é feita uma avaliação do estado dos dentes do paciente e posteriormente é feito o tratamento necessário como por exemplo o tratamento de cáries, a substituição de amálgamas antigas (“chumbos”) por compósito, e a correção de deformações e/ou traumas que possam existir sem que se note a diferença entre o tratamento e o esmalte dentário.

A Prostodontia é a área da medicina dentária encarregue da substituição de dentes perdidos e de restituir a função, saúde e estética, através da utilização de próteses dentárias.

Em conjunto com diferentes especialidades da medicina dentária, a prostodontia restabelece a função mastigatória, a estética e a fonética, melhorando significativamente a qualidade de vida, através do conforto e aparência dos pacientes.

No início do tratamento são realizados moldes para a elaboração de próteses dentárias provisórias em acrílico ou compósito, que possibilitam a manutenção das funções orais e atuam como estudo da dentição definitiva.

Os materiais utilizados nas nossas próteses são de excelência e compatíveis com os tecidos humanos, de forma a proporcionarmos uma solução definitiva e de elevada qualidade.

A Implantologia é a área da Medicina Dentária que procura reabilitar a falta de dentes através da colocação de implantes dentários.

Esta especialidade entra em ação quando existe a ausência total ou parcial de dentes, o que tem um enorme impacto na nossa qualidade de vida, comprometendo a função e a estética, com consequências graves.

Existem vários tipos de tratamentos com implantes, podendo ser feito apenas um implante unitário ou então implantes de carga imediata, que nos permite substituir a dentadura completa do paciente com apenas cerca de quatro implantes, podendo variar de caso para caso.

Os materiais utilizados nas nossas próteses são de excelência e compatíveis com os tecidos humanos, de forma a proporcionarmos uma solução definitiva e de elevada qualidade.

Sinus Lift

O Sinus Lift é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o aumento de massa óssea da maxila na região dos molares e pré-molares.

Um dos principais sintomas que levam a ter de se realizar este tratamento, passa pela não existência de osso suficiente no maxilar superior, que permita a colocação de um implante.

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária que se dirige ao tratamento de patologias da polpa (nervo). A polpa dentária está localizada no interior do dente e rodeada pelo tecido duro, a chamada dentina. Esta é responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.

Entre os sintomas indicativos de uma infeção dentária incluem-se dor espontânea, o prolongamento da sensibilidade nos dentes expostos ao frio e/ou ao calor e o desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns, se pode incluir a presença de abcesso na gengiva ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva).

Nos casos de necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a endodontia (desvitalização) é a única solução para salvar o dente e evitar outras complicações, como a infeção dentária e abcessos na gengiva. A desvitalização permite, em conjunto com a posterior reconstrução, restituir ao dente a função mastigatória.

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que trata a má oclusão, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais. Os dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e podem perder-se precocemente devido à deterioração e à doença periodontal.

Os dentes tortos podem ainda causar um stress adicional aos músculos responsáveis pela mastigação e podem provocar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular e dores na região do pescoço, ombros e costas.

O ortondontista recorre frequentemente a aparelhos fixos ou removíveis para corrigir estes problemas. Em alguns casos específicos de desarmonias dentárias severas, pode ser necessária a utilização de ortodontia e cirurgia ortognática, que permite resolver casos graves de discrepâncias ósseas.

A primeira experiência de dentista que as crianças têm, é de extrema importância para a criação de uma boa relação médico-paciente. Tem de haver um clima de total confiança, para evitar a criação de medos e fobias que podem ser carregados até à idade adulta.

Nestas consultas, é feita também a orientação dos pais para a importância dos “dentes de leite”, são ensinados os cuidados básicos de higiene oral e é feita a prevenção de cáries e doenças das gengivas.

A Odontogeriatria, é uma especialidade da medicina dentária, focada na prevenção, diagnóstico e tratamento da saúde oral das pessoas com mais de 60 anos.

Com o aumento constante da esperança média de vida, as pessoas vivem mais anos, existindo naturalmente um envelhecimento da população.

Por estas razões criou-se a odontogeriatria especialmente dedicada aos idosos e às suas necessidades, para que haja a especialização de médicos dentistas nesta área da medicina dentária de forma a serem proporcionados os melhores cuidados de saúde oral a este grupo etário.

O aparelho dentário invisível é um tratamento inovador na área da ortodontia, eliminando a necessidade de utilizar os materiais habitualmente associados aos aparelhos, como brackets, arcos metálicos ou elásticos.

Através da tecnologia do Invisalign, é possível corrigir a posição dos dentes de forma muito mais cómoda e estética

Se gostava de saber mais sobre este tratamento, faça a sua consulta de avaliação e fique a saber mais sobre o resultado final que pode obter.

Marcar Consulta
icon_2

Acordos

Outros Tratamentos

Na nossa Clínica, as consultas de Psicologia procuram avaliar, diagnosticar, intervir e elaborar planos de tratamento para doenças mentais, comportamentais, cognitivas e emocionais.

É nestas consultas que se acompanham situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva como a depressão, a ansiedade, o stress pós-traumático, o pânico e o luto.

Fale Connosco

Marcar Consulta